A Serra Calçada é um trecho da Estrada Reúna (conhecida como Estrada do Rei), que está no município de Diamantino. Essa estrada foi construída no século XVIII pelos escravos, para escoar a produção de ouro e diamante para o Rio de Janeiro, e posteriormente para Portugal. O trecho da Estrada partia de Diamantino, passando pela Peraputanga, Forquilha, Tombador - Nobres e Rosário Oeste. Nesta última localidade, o carregamento de ouro ou diamante seguia para a capital da província de Mato Grosso por via fluvial, através do Rio Cuiabá e depois, para o Rio de Janeiro, sempre sob a guarda dos Dragões, um regimento da Força Real de Portugal. O percurso terrestre também chegava a Cuiabá. Existem dois trechos calçados, o primeiro na Serra permeada pelo Rio Paraguai e o outro na Serra do Tombador, na parte íngreme do morro, para conter deslizamentos do solo, evitar erosão e facilitar o acesso de animais de cargas durante a difícil subida.
Em 7 de setembro de 2013, o então prefeito Juviano Lincoln, vendo o potencial turístico natural e cultural do local, inaugurou o 'Circuito Serra Calçada - Rota Estrada do Rei, Caminho dos Diamantes'. Faz parte desse circuito a Serra Calçada, o mirante e o rio Paraguaizinho, que faz divisa entre Diamantino e Alto Paraguai. O ‘Circuito Serra Calçada’ além da memória histórica possui uma paisagem exuberante, cercado de florestas, com ar puro e sombra, próprio para caminhada, pedalada, cavalgada e banhos nas águas de correntezas rápidas do Rio Paraguai. Pode-se contemplar toda a paisagem e avistar campos de pastagens, matas ciliares e o bioma Cerrado. A Serra Calçada tem um percurso de 6 km até o mirante. Por ser um morro, tem bastante subida e pedras soltas, o que classifica o grau de dificuldade do passeio como médio e alto. Já o rio Paraguaizinho é de fácil acesso. O atrativo está localizado em área particular.

Tel: (65) 3336-6400

Estrada Vicinal, S/N, Estrada do Rei - Zona Rural

CEP 78.400-000 - Diamantino - MT

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Na Rodovia MT-240, passando pelo trevo do bairro Buriti, vire à esquerda, no sentido da ponte da usina hidrelétrica (650 metros). Sinalizado.
Distantes exatos 12 km da Igreja Matriz, para chegar à Serra Calçada basta pegar a estrada velha de Diamantino para a cidade de Alto Paraguai.
Depois de aproximadamente 4 km da ponte do rio Vermelho, à esquerda está a entrada para a Serra Calçada, caminho de tropeiros, já perto do rio Paraguai.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Devido ao Covid-19, o atrativo encontra-se temporariamente fechado. Foi realizado visita in loco e verificou-se a necessidade de poda na estrada de acesso.
Após a limpeza da estrada e a diminuição no número de casos de coronavírus, o local será reaberto.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Caminhada ecológica, contemplação da natureza, banhos de rio e conhecimento da história de Diamantino.

Informações complementares

O atrativo está localizado em área particular. O dono permite o acesso dos visitantes, mas não à noite por falta de iluminação e segurança, já que é uma área natural.

Acessibilidade