Segundo o povo Haliti, foi nessa localidade onde hoje conhecemos como Aldeia Ponte de Pedra, que tudo começou, a origem do seu povo e dos demais povos. Tudo começou quando um grupo de irmãos saiu do interior de uma pedra, por uma fenda aberta por TOA - KAIHYORE- ENOHARETSE, ENORE, que para eles seria o criador e deus do raio, no local denominado Kinyohaliti hikyoneakota hakanokoah - arenae kakwa, a Ponte de Pedra, uma formação natural existente no rio Sucuriu-winya. Quando saíram pela fenda, descobriram um mundo externo cheia de belezas naturais como rios, animais terrestres, pássaros, árvores e lugares que ainda não possuíam nome. O primeiro povo a sair era o povo de Wazare, logo em seguida saíram os povos dos seus irmãos Zaloya, Zaolore, Kamazo, Tahoe, Kono, Kamaihiye, Zakalo, Nare, entre outros, inclusive o povo de Koitihyore, avô dos não índios, conhecidos como mahalitihyarenae-imuti. Wazare sendo o irmão mais velho, nomeou todas as coisas e orientou a saída dos outros povos, distribuindo seus irmãos pelas cabeceiras dos rios da região definindo o território de cada um. De acordo com todo esse histórico cultural, entende-se que, a Aldeia Ponte de Pedra é uma das mais importantes aldeias para o povo Paresí, possui quedas d’água, rios, paisagens naturais de grande beleza que encantam o turista que resolve se aventurar pelo local. Certamente um lugar que vale a pena conhecer.

Tel: 65996432307

Whatsapp: 65996432307

ZONA RUAL, -

CEP 78.360-000 - Campo Novo do Parecis - MT

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Para chegar é interessante que o visitante esteja acompanhado de algum guia turístico ou alguma outra pessoa que conheça bem o trajeto, pois o caminho passa por diversas estradas de fazendas que podem acabar confundindo o visitante.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada, Auto-guiada, Guiada

Entrada

Paga

Valor: R$35,00

Atividades realizadas

A visita permite banhos de cachoeira, estar diretamente em contato com a natureza, passeios pela aldeia, aquisição de artesanatos como forma de recordação, entre outros. A prática de esportes ainda não está bem definida mas o local é ideal para esportes radicais como rafting, trilha ecológica, entre outros.

Acessibilidade