Entre 1821 e 1829, uma expedição da Rússia comandada por Georg Heinrich von Langsdorff (Barão de Langsdorff), percorreu as então províncias do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Pará. Com o objetivo de promover descobertas científicas, investigações geográficas, estatísticas e o estudo de produtos desconhecidos comercialmente, a expedição foi patrocinada pelo czar russo Alexandre I e contou com a participação de vários artistas, botânicos, naturalistas e cientistas. As intempéries encontradas no trajeto, especialmente as doenças tropicais, não impediram a produção de mais de duas mil páginas de anotações manuscritas, diários, desenhos, aquarelas e registros cartográficos, que, encaminhada à Rússia, ficou desaparecida até 1930, quando foi encontrada nos porões do Museu do Jardim Botânico de São Petersburgo. No museu estão expostas obras da expedição e passagens do diário da viagem, além de mapas históricos. O acervo possui 77 telas expostas vindas de São Petersburgo (Rússia), sendo pinturas em nanquim e pinturas em aquarelas. Localizado na região central de Diamantino, o museu é uma ótima opção para quem gosta de história.

Tel: (65) 3336-1176

culturadtno@gmail.com

Avenida Marechal Rondon, 263, Em frente ao Posto de Saúde Central - São Benedito

CEP 78.400-000 - Diamantino - MT

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Na Rodovia Senador Roberto Campos/MT-240 (sentido BR-364-Diamantino), em direção ao centro histórico, siga pela direita e entre na Avenida Irmão Miguel Abib (placas para Prefeitura/Casarões), siga até a região central da cidade, depois vire à direita na Rua Marechal Rondon e siga por mais 270 metros até o local. O museu fica à esquerda, em frente ao Posto de Saúde Central.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Atendimento especial para pessoas de outras cidades e de outros estados, com hora marcada para sábado e domingo, no período da manhã. Agendar com antecedência.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Setor administrativo.
Exposição das telas.
Assessoria de Cultura.

Acessibilidade