Nosso patrimônio ambiental o rio Jauquara, localiza-se em Barra do Bugres, fazendo divisa com Porto Estrela, e outros municípios, costeando a Estação Ecológica das Araras, cortando algumas serras, entre ela a Serra do Canal, Camarinha. Descalvado, Currupira e Limboso, na Província Serrana Matogrossense, formando uma paisagem única, mantendo viva a fauna e a flora do cerrado e as matas de transição da Bacia Platina e Amazônica. Em seu percurso sinuoso, as matas ciliares do entorno e as serras formam um ecossistema propício para a conservação de algumas espécies de animais em extinção, como o lobo Guará, a Onça Pintada e o Gavião Real. O rio é considerado piscoso, com algumas espécies bem procuradas pelos ribeirinhos e outras comunidades tradicionais, como o Jaú, Pacu, Pintado, Cachara e a Piraputanga e é utilizado para trilhas de ciclismo, cavalgada, trekking e rally, devido a paisagem que forma como as gargantas (Cânios) entre as serras. O Jauquara é afluente do rio Paraguai, aonde se deságua a 12 km da área urbana de Barra do Bugres. Fotos: Alessandra Ribeiro de Carvalho; Mário Fridlander e Nilson Guedes

Comunidade São José do Baixiu , Sem número, Área rural -

CEP 78.390-000 - Barra do Bugres - MT

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Pela Rodovia MT 246, sentido Barra do Bugres/Jangada, fica 12 km da ponte do Rio Paraguai, ou pela MT 246, cerca de 150 km de distância da Capital Cuiabá pela MT 246, direção Cuiabá/Barra do Bugres, vira às esquerda e percorre 34 km de estrada Vão Grande, chegando à comunidade São José do Baixiu, em outro ponto de referência do rio.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Interessante buscar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo para marcar visitas técnicas ou monitoradas com as comunidades locais a fim de se realizarem atividades, até que o turismo esteja totalmente desenvolvido em toda a região do Rio Jauquara.

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Paga

Valor: R$100,00

Atividades realizadas

Trilha no meio da mata com nação e mergulho no Rio Jauquara e visitação a Caverna Camarinha.

Necessário autorização prévia

Apenas na região da Garganta da Camarinha há um roteiro de um dia sem pernoite realizada pela Agência Amigos da Trilha em período pré-agendado.

Informações complementares

Comunidades do entorno buscam desenvolver um roteiro integrado entre Ecoturismo e Etnoturismo, devido a presença de comunidades remanescentes de Quilombos certificadas pela Fundação Palmares

Acessibilidade