A Cultura material e imaterial do povo Balatiponé-Umutina está ligada diretamente ao seu modo de pensar e conceber a vida, o mundo e o universo. Desta cosmovisão particular, nascem as narrativas míticas que contam sobre a origem do povo, bem como o nascimento de outras etnias e do não índio. Além disso, elas falam sobre as origens dos elementos naturais e dos objetos materiais da cultura. Desse modo, todos os objetos artísticos apresentam as suas simbologias, ou seja, são formas de linguagens que expressam um sistema de pensamento ligados ao mundo terrestre, aquático e celeste. Ao passo que, os adornos masculinos caracterizam-se pelo uso das plumagens representados pelo xúare (bracelete), bolo (diadema), hákikano (cocar), mitotanobo (brincos) (...). As vestimentas femininas também são representadas por adornos de plumagens como os volumosos brincos feitos de penas de gaviões, mutum, jacu. A (ametá) saia tubular feito de fibras de tucum ou algodão, o bracelete de penugem, os colares que podem ser feitos de pequenos dentes de animais ou sementes de variadas cores.

  • Texto Adaptado do professores E. E. Julá Paré para Exposição Umutina: Passado, Presente, Futuro para a Museu Casa Borges, Barra do Bugres, MT.

Tel: (65)9 9907-3641

Whatsapp: (65) 8156-2046

Terra Indígena Umutina, Sem Número , 10 km de cidade de Barra do Bugres - Terra Indígena Umutina

CEP 78.390-000 - Barra do Bugres - MT

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo de Barra do Bugres pela MT 246 sentido Cuiabá, percorrer 10 km e virar às esquerdas na estrada de chão. Percorrer mais 2 km e estará no porto da Aldeia Umutina, em que precisará usar a balsa ou barco para atravessar o rio Paraguai. Percorrer mais 1 km de estrada de chão e estará na Aldeia Central Balotiponé-Umutina.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Toda visita precisa de reserva antecipada e no máximo com 30 visitantes.

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Paga

Valor: R$50,00

Métodos de pagamento

Cartão de crédito , Dinheiro , Pagamentos Digitais

Atividades realizadas

Etnoturismo e Ecoturismo conforme roteiro programado.

Necessário autorização prévia

Autorização da liderança local e do presidente da Associação Balotiponé-Umutina

Métodos de pagamento

Cartão de crédito , Dinheiro , Pagamentos Digitais

Acessibilidade