PESCA ESPORTIVA EM MATO GROSSO: VEJA ALGUMAS DICAS E ESCOLHA SEU DESTINO

31/01/2022



Baseado no prazer de pescar e caracterizada pela ideia de sustentabilidade, a pesca esportiva não possui o objetivo de consumir ou comercializar o peixe pescado, pelo contrário, após fisgado, o animal é devolvido à água. 



A prática da pesca esportiva tem adquirido cada vez mais importância para a preservação do meio ambiente, já que além de auxiliar na proteção de rios e matas ciliares, o ato de devolver o peixe na natureza auxilia na preservação das espécies ao permitir que os animais possam seguir em seu habitat natural reproduzindo e mantendo o equilíbrio do ecossistema. 



Se interessou pela prática da pesca esportiva? Nós do Descubra selecionamos algumas cidades mato-grossenses, ideais para a pesca, que você precisa conhecer!



 




  • Alta Floresta 



Há quem diga que é possível pescar peixes de até 30 kgs no município localizado na Amazônia mato-grossense. Se isso é verdade, ou não,  Alta Floresta é o lugar perfeito para quem busca contato com a natureza.  Nos rios que banham o município é notória a grande diversidade de espécies ictiofauna. Um grande atrativo que faz de Alta Floresta um destino único, são as pousadas especializadas na oferta da pesca esportiva.



Como chegar: 789,5 Km de Cuiabá, via BR-163




  • Cáceres 



Conhecida como “Princesinha do Pantanal”, Cáceres além de possibilitar hospedagem em barcos hotéis, possui, também, o título de ser reconhecida pelo livro dos recordes como o município idealizador do maior festival de pesca embarcada em água doce do mundo, através do Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe).



Como chegar: 220,2 Km de Cuiabá, via BR-070




  • Poconé 



Poconé é uma das portas de entrada para o Pantanal de Mato Grosso, não é atoa que o município, localizado na maior planície alagável do mundo, possui grande destaque quando o assunto é pesca esportiva. Com suas inúmeras pousadas e sua deslumbrante paisagem natural, o município se consolida como uma ótima atração para o turismo sustentável.  



Como chegar: 104,4 Km de Cuiabá, via MT-060



 




  • Região Araguaia  



Uma outra dica é a realização da pesca na região do Araguaia, pois além de possuir cenários deslumbrantes, a região composta por cidades como Canarana, São Félix do Araguaia, Gaúcha do Norte e outras,  abriga reservas indígenas autorizadas pela Funai para a prática da pesca esportiva. 



Como Chegar: 



São Félix do Araguaia: 1.148,8 km de Cuiabá, via BR-158 e BR-070



Canarana: 643,8 km de Cuiabá, via MT-020



Luciara: 1.169,7 km de Cuiabá, via BR-158 e BR-070



Gaúcha do Norte: 583,8 km de Cuiabá, via BR-070 



Mas, lembre-se, para que a pesca seja de fato sustentável é aconselhável que alguns procedimentos sejam realizados, para que a chances de sobrevivências dos peixes fisgados sejam maiores. Dentre algumas dicas é aconselhável que: 




  1. O manuseio do peixe dentro da água seja realizado pelo maior tempo possível

  2. Que as mãos estejam molhadas para o manuseio dos animais, já que os animais são envoltos por um muco de proteção que pode ser retirado ao entrar em contato com mãos secas.  

  3. Seja privilegiado a utilização de anzóis sem farpa, ou com farpas amassadas

  4. Para retirar o anzol, é aconselhável a utilização de alicate de bico, caso o anzol esteja muito profundo, a recomendação é cortar a linha e manter o anzol no peixe

  5. Seja utilizado iscas artificiais

  6. Tenha agilidade e devolva o peixe  à natureza o mais rápido possível.  



 



 



Foto: Mayke Toscano/Secom-MT



Conhece Mato Grosso Como Ninguém?

Escreva Para o Blog Oficial

De Turismo de Mato Grosso

Envie um email se apresentando, deixe seus contatos que retornaremos. Ficaremos felizes em ter o seu olhar sobre nosso Mato Grosso! Não esqueça de caprichar, não só no texto, mas também nas fotos hein?!

Envie uma mensagem para o seguinte email: pitmt@sedec.mt.gov.br, e conte suas experiências em cantinho de Mato Grosso que você ama!

Siga Nossas Redes Sociais E

Compartilhe seus momentos em Mato Grosso!

Busque pelo @descubraMatoGrosso e use #descubraMT em suas fotos para ser nosso destaque!


Conteúdo Relacionado

Tags

Arquivo

2022

Conhece Mato Grosso Como Ninguém?

Escreva Para o Blog Oficial

De Turismo de Mato Grosso

Envie um email se apresentando, deixe seus contatos que retornaremos. Ficaremos felizes em ter o seu olhar sobre noassas Mato Grosso! Não esqueça de caprichar, não só no texto, mas também nas fotos heim?!

Envie uma mensagem para pitmt@sedec.mt.gov.br e conte suas experiências em cantinho de Mato Grosso que você ama!

Como realizar passeios

Incríveis por Mato Grosso?

Conheça os receptivos turísticos que vão te levar para conhecer Mato Grosso. Busque Mato Grosso Recebe aqui no portal!

Siga Nossas Redes Sociais E

Compartilhe seus momentos em Mato Grosso!

Busque pelo @descubraMatoGrosso e use #TurismoMG em suas fotos para ser nosso destaque!