CONHEÇA 5 CURIOSIDADES SOBRE MATO GROSSO

25/01/2022

Com as primeiras excursões sendo datadas em 1525, a história de Mato Grosso é antiga. Com forte influência de tradições europeias, afro e indígenas, o território mato-grossense aos poucos foi sendo preenchido por costumes que continuam enriquecendo a cultura do estado localizado no Centro Oeste brasileito. 



Além de possuir uma grande pluralidade em suas manifestações culturais, o estado que tem sua capital localizada no coração da América Latina, também é conhecido pela rica diversidade de animais que vão de onças pintadas, aos tuiuiús e aos jacarés pantaneiros. 



É pensando nas diversidade cultural e natural presentes no estado que, hoje, selecionamos 5 curiosidades sobre Mato Grosso para você conhecer. 





  • Influência da cultura indígena







Foto: GCOM-MT/Junior Silgueiro



​​Ao todo Mato Grosso possui mais de 40 etnias indígenas  espalhadas ao longo do território do estado. Essa diversidade cultural de povos se manifesta na variedade de tradições e costumes que compõem a identidade mato-grossense. Essas influências podem ser visualizadas na forte e expressiva produção de artesanato, no linguajar e, também,  na culinária, na qual a influência indigena pode ser observada através da grande variedade de pratos feitos com peixes.





  • Biodiversidade 







Foto: Mayke Toscano/Secom-MT



Mato Grosso é o único estado brasileiro que abriga 3 diferentes biomas em seu território. Sendo eles o Cerrado, que cobre cerca de 38, 9% do território mato-grossense e é conhecido por suas árvores com caules retorcidas e raízes profundas.  O Pantanal, a maior planície alagada do mundo,  que possui cenários deslumbrantes e é considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. E ao  norte do estado é possível observar as exuberantes paisagens da  Amazônia brasileira. 



 





  • Diversidade frutífera 







Fotos: Lenine Martins/Gcom-MT



Com uma grande diversidade de biomas, Mato Grosso também possui um alto número de frutos característicos do estado, dentre eles o Jatobá, fruto de casca dura que pode ser encontrado no cerrado, no pantanal e, também, na Amazônia. Para além do jatobá, pode ser encontrado no cerrado mato-grossenses uma rica diversidade de frutos regionais, como a mangaba, o baru e o famoso pequi, um fruto de coloração amarela, que faz parte de pratos típicos do estado. 





  • 141 municípios







Foto: Mayke Toscano/Secom-MT



Mato Grosso possui atualmente 141 municípios repletos de características próprias, que perpassam pela cultura, história e pela biodiversidade.  Ao adentrar o território mato-grossense, você pode encontrar  deslumbrantes cenários de municípios  que são zonas de transição entre alguns biomas, como por exemplo Campo Novo do Parecis, que possui características do Cerrado e da Amazônia em suas matas locais, ou pode encontrar cidades com festas tradicionais marcantes, é o caso da Dança dos Mascarados que ocorre anualmente na festa de São Benedito, em Poconé.





  • Bandeira 







Foto: Meneguini/MT



Criada em 1890, a bandeira mato-grossense apresenta algumas características semelhantes a bandeira nacional para, deste modo,  simbolizar a integração entre o estado e o país.  As principais cores presentes na bandeira são: Azul, representando o céu de Mato Grosso, o Verde, fazendo referência a soberania e a rica natureza do estado, o losango branco, que pela forma geométrica representa a mulher e pela cor  a paz e, por último, a estrela amarela, que se refere ao ouro presente no estado mato-grossense. 







 



Conhece Mato Grosso Como Ninguém?

Escreva Para o Blog Oficial

De Turismo de Mato Grosso

Envie um email se apresentando, deixe seus contatos que retornaremos. Ficaremos felizes em ter o seu olhar sobre nosso Mato Grosso! Não esqueça de caprichar, não só no texto, mas também nas fotos hein?!

Envie uma mensagem para o seguinte email: pitmt@sedec.mt.gov.br, e conte suas experiências em cantinho de Mato Grosso que você ama!

Siga Nossas Redes Sociais E

Compartilhe seus momentos em Mato Grosso!

Busque pelo @descubraMatoGrosso e use #descubraMT em suas fotos para ser nosso destaque!


Conteúdo Relacionado

Tags

Arquivo

2022

Conhece Mato Grosso Como Ninguém?

Escreva Para o Blog Oficial

De Turismo de Mato Grosso

Envie um email se apresentando, deixe seus contatos que retornaremos. Ficaremos felizes em ter o seu olhar sobre noassas Mato Grosso! Não esqueça de caprichar, não só no texto, mas também nas fotos heim?!

Envie uma mensagem para pitmt@sedec.mt.gov.br e conte suas experiências em cantinho de Mato Grosso que você ama!

Como realizar passeios

Incríveis por Mato Grosso?

Conheça os receptivos turísticos que vão te levar para conhecer Mato Grosso. Busque Mato Grosso Recebe aqui no portal!

Siga Nossas Redes Sociais E

Compartilhe seus momentos em Mato Grosso!

Busque pelo @descubraMatoGrosso e use #TurismoMG em suas fotos para ser nosso destaque!